1 João 1:1-3 — « O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida (e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada), o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. »

Mefibosete – Um Herdeiro da Promessa

Muitos foram os sermões e muitos foram os pregadores que pregaram sobre Mefibosete. Os fatos relacionados a ele formaram a base de muitas discussões e forneceram uma ilustração bíblica para inúmeras mensagens do evangelho, e com razão. Ele Era Coxo Não era ele coxo de ambos os pés? (2 Sm 9:13). Isso lhe tirou a capacidade e a força para andar, pois evidentemente seus pés precisavam de cuidados constantes. Ele não pôde ir com Davi na época da rebelião de Absalão porque seu servo o enganou e não lhe forneceu o jumento que ele havia pedido. E, enquanto Davi estava fora de Jerusalém, ele não vestiu os pés, então eles devem ter…

Texto Completo Mefibosete – Um Herdeiro da Promessa

Liberdade no Ministério

Estamos em dívida com nosso colega Ormer G. C. Sprunt pelo envio deste artigo. Ele foi extraído dos escritos de Henry Hitchman, porque contém princípios que precisam ser revisados com frequência. Dons especiais do Cabeça ressuscitado da Igreja são necessários e fornecidos por Ele para o ministério público de Sua Palavra, para que os santos possam ser edificados, exortados e consolados (1Cor 14:3; Ef 4:1-13). Esses dons variam de acordo com o serviço a ser prestado em Seu Nome. Os evangelistas são dados para pregar o evangelho; os pastores, para pastorear o rebanho do Senhor; os mestres, para revelar a Palavra aos santos para seu alimento e para produzir maturidade em seu…

Texto Completo Liberdade no Ministério

“Filhos, obedeçam a seus pais”

A história do Senhor Jesus Cristo no templo (Lucas 2:41-52) contém uma bela lição de obediência aos pais. Depois que Seu pai e Sua mãe O encontraram, é-nos dito que “desceu com eles e foi para Nazaré, e era-lhes submisso”. É esse espírito de submissão aos pais que estamos considerando. Matthew Henry comentou sobre o fato de Cristo ter ido de Jerusalém para a cidade de Nazaré com Seus pais: “Embora Seus pais fossem pobres e pobres, embora Seu pai fosse apenas Seu suposto pai, ainda assim Ele era submisso a eles; embora Ele fosse forte em espírito e cheio de sabedoria, não, embora Ele fosse o Filho de Deus, ainda assim…

Texto Completo “Filhos, obedeçam a seus pais”

As Quatro Vigílias da Noite

Seus Ensinamentos Morais Leituras das Escrituras: Mateus 14:22-25; Marcos 13:30-37; Lucas 12:37-38. Quando nosso Senhor Jesus Cristo falava, Ele o fazia para a eternidade, conforme indicado em Marcos 13:31. Ele deixou essa impressão em cada coisa que tocou ou falou. Em Marcos 13 e no versículo 32, há três declarações notáveis de nosso Senhor: Ele se refere ao “dia” e à “hora” que Ele afirma que “ninguém sabe”. Ao longo dos tempos, tem havido muita especulação sobre quando Cristo voltará. Alguns fixaram datas que vieram e passaram, mas Cristo não retornou nessas datas sugeridas. A segunda observação de Cristo talvez seja um pouco mais difícil de entender; Ele acrescenta: “Não, não os…

Texto Completo As Quatro Vigílias da Noite

Amor, Tristeza e Lágrimas

“Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre” (Sl 107:1), assim escreveu o salmista há muitos séculos. Antes de podermos fazer isso de forma inteligente, é necessário estabelecer algum padrão pessoal de avaliação. Tentaremos fazer isso examinando três incidentes na vida do Senhor Jesus. Em cada um desses casos, a extrema atividade mental foi acompanhada de uma reação física. Lágrimas em Jerusalém O Senhor, montado em um jumentinho, conduziu uma multidão de pessoas em direção à cidade de Jerusalém. Ao se aproximar da capital, Ele parou e olhou para ela. Ao contemplar a cena, Sua mente deve ter se lembrado da primeira vez em que,…

Texto Completo Amor, Tristeza e Lágrimas

A Casa do Pai

O capítulo treze do Evangelho de João forma um fundo escuro para dar destaque ao brilhante primeiro plano do capítulo quatorze. Cristo havia indicado: “Um de vocês me trairá”; e Judas Iscariotes era essa pessoa traiçoeira. A seu respeito, é dito que “ele (…) saiu imediatamente; e era noite”. Essa foi realmente uma noite trágica para ele: uma noite que nunca seria seguida por um nascer do sol! Agora que o enganador se afastou da companhia dos discípulos, o Senhor está livre para se abrir com os Seus. Ele acalma os temores deles e derrama o bálsamo de Sua consolação em seus espíritos perturbados e perplexos, dizendo: “Não se turbe o vosso…

Texto Completo A Casa do Pai

A Recompensa do Reino

José: Capítulo 37 — O leitor cuidadoso das Escrituras Sagradas deve ter notado que a parábola dos talentos (Mt 25:14-30) não é a mesma que a das libras em Lucas 19. Elas não foram ditas ao mesmo tempo; não foram ditas no mesmo lugar; e foram ditas para transmitir duas linhas distintas de ensino. Os servos em Mateus 25 receberam quantias diferentes, enquanto os de Lucas 19 receberam o mesmo. Em Mateus 25, o Senhor Jesus Cristo enfatizaria o fato da Soberania Divina: o dom e a capacidade são primordiais nessa porção, pois Ele distribui individualmente conforme Sua vontade. Cada um recebe uma quantidade diferente de talentos: um recebeu cinco, outro recebeu…

Texto Completo A Recompensa do Reino

O Verbo — Sua Apresentação em João

No evangelho de João temos um início totalmente diferente dos outros três evangelhos. Não que os outros três foram idênticos — mas João foge totalmente daquilo que eles apresentaram, a ponto de parecer que os três foram iguais! Não é fácil fazer uma harmonia cronológica dos quatro evangelhos — muitos detalhes são difíceis de encaixar com precisão. Há, porém, alguns pontos bem claros, e um deles é a mudança do Senhor Jesus para Cafarnaum (na Galileia). Ele fez diversas viagens para a Galileia, mas esta pode ser identificada nos quatro evangelhos pelo fato de ter ocorrido logo depois da prisão de João Batista (Mt 4:12; Mc 1:14; Lc 3:20; Jo 3:24), e…

Texto Completo O Verbo — Sua Apresentação em João

Força e Coragem

A coragem por si só não é digna de admiração. Os animais selvagens geralmente demonstram coragem destemida e lutam até a morte. Essa coragem, exibida pelos animais, é apenas coragem física e, infelizmente, é exibida pelos incrédulos com frequência em seu comportamento uns com os outros. Embora, em determinadas circunstâncias, a coragem física possa merecer algum elogio, não é o tipo de coragem que agrada a Deus. Uma coragem motivada pela verdade que se manifesta em um desejo sincero de retidão é o tipo de coragem que Deus deseja em Seu povo. A coragem resultante do amor à verdade foi demonstrada por Daniel. Apesar das ordens malignas de homens iníquos, ele continuou…

Texto Completo Força e Coragem

Uma Sinopse da Salvação

“Lembre-se agora de seu Criador nos dias de sua juventude.” Assim falou o Pregador há muitas eras. Bem pode ser dito que o que foi escrito era correto, até mesmo palavras de verdade! Como é importante que prestemos atenção em seu resumo final da vida “debaixo do sol”! “Temei a Deus e guardai os seus mandamentos, porque este é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda obra, quer seja boa, quer seja má” (Ec 12:13-14). Essa joia poética abrange toda a extensão da existência humana. É um epítome da vida. “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Pv 9:10); não o temor abjeto e…

Texto Completo Uma Sinopse da Salvação

O Conflito Espiritual

Este é o resumo de um discurso gravado em fita cassete por nosso irmão Leonard Linstead, de Witchita, Kansas, em 2 de março de 1961, para os santos reunidos no Pacific Avenue Gospel Hall, em Toronto, Canadá. Oramos para que, em sua forma atual, ele possa ser uma bênção ainda maior do que quando foi proferido oralmente. Todos os salvos pela graça de Deus estão cientes do fato de que o caminho cristão nos coloca em conflito diário com o inimigo e que, a menos que assumamos uma posição firme, seremos vencidos. O desejo do Senhor Jesus é que cada um seja um vencedor no conflito com o mundo, a carne e…

Texto Completo O Conflito Espiritual

Não Apagueis o Espírito

O Que Significa Apagar o Espírito Santo? A ordem bíblica: “não apagueis o Espírito” ou “não extingais o Espírito” significa basicamente que o cristão jamais deve se opor ao Espírito Santo de Deus e sua obra. Em outras palavras, essa é uma advertência aos crentes a respeito de como eles devem conduzir-se em relação ao Espírito Santo e seus dons que são distribuídos à Igreja. Foi o apóstolo Paulo quem escreveu a exortação “não apagueis o Espírito” em sua primeira carta à igreja de Tessalônica (1 Tessalonicenses 5:19). Na verdade, à luz do fato de que a vinda do Senhor se aproxima, no último capítulo de sua epístola aos crentes tessalonicenses o…

Texto Completo Não Apagueis o Espírito